10/02/2025
Banco em João Pessoa é autuado pelo Procon-JP por obrigar cliente a ficar mais de uma hora na fila de atendimento
JOÃO PESSOA, PB - Como consequência da irregularidade por
fazer o consumidor ficar mais de uma hora na fila esperando atendimento, a
fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João
Pessoa autuou uma agência bancária da Capital nesta sexta-feira (7). A
legislação garante ao cliente um tempo máximo de espera para atendimento nesses
locais. Essa é a terceira autuação a esses estabelecimentos em uma
semana pelo mesmo motivo, além da falta de informação ao consumidor das leis
básicas pertinentes ao setor. Durante a fiscalização, o Procon-JP inspeciona,
ainda, o número disponibilizado de caixas (eletrônicos e presenciais) e se é
suficiente para atender a demanda do momento. Os estabelecimentos autuados estão sujeitos às penalidades
previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas, mas existe o prazo
legal para a defesa das agências bancárias, que é de 10 dias a partir da data
do recebimento do auto de infração. O secretário Rougger Guerra explica que os fiscais também
verificam a aplicação das leis que protegem as pessoas com deficiência ou
mobilidade reduzida, como a que obriga as agências a disporem de cadeira de
rodas para possíveis eventualidades. O titular do Procon-JP adianta que “além do funcionamento
correto do painel eletrônico de chamadas, inclusive com a utilização do aviso
sonoro e da Lei Estadual 9.306/2010, que prevê a obrigatoriedade de caixas
eletrônicos adaptados para pessoas com deficiência física e cadeirantes”. Down e Braille A Lei Municipal 14.617/2022, que prevê a inclusão do Símbolo
Mundial da Síndrome de Down nas placas de atendimento ao público e garante,
ainda, vaga prioritária no estacionamento preferencial desses estabelecimentos,
é outra legislação verificada. O titular do Procon-JP salienta o cumprimento da
Lei Estadual 10.617/2015, que obriga as instituições bancárias a instalarem
caixas eletrônicos com sistemas em Braille e áudio nas principais agências da
Paraíba. Atendimentos do Procon-JP: Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179 WhatsApp do transporte público: (83) 98873-9976 Instagram: @procon-jp Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br Procon-JP Digital: totens instalados nos shoppings
Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall
Evanice Gomes/Felipe Silveira – Secom-JP, com foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
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