24/10/2024
Prefeitura de João Pessoa mantém rede estruturada para atender mulheres vítimas de violência
CAMPINA GRANDE, PB - A Prefeitura de João Pessoa mantém uma
rede estruturada para atender mulheres vítimas dos variados tipos de violência.
Essa rede é composta por serviços diversos como o Centro de Referência da Mulher
Ednalva Bezerra, a Ronda Maria da Penha, o Instituto Cândida Vargas e a Rede
Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, responsável
por promover a articulação entre instituições e serviços governamentais na
esfera municipal para o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento
de todas as formas de violência, doméstica e de gênero. O Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, gerido
pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM),
atendeu, de janeiro e outubro deste ano, 300 mulheres vítimas de violência
doméstica na Capital. “O índice de violência doméstica em João Pessoa ainda é
muito alto, e isso inclui os vários tipos de crime, como psicológico, físico,
patrimonial e moral”, afirmou Nena Martins, secretária das Mulheres da Capital. “A Prefeitura tem realizado um trabalho muito especial
acolhendo essas mulheres, com uma equipe preparada, composta de psicólogas,
assistentes sociais e advogadas, garantindo assistência e acolhimento. A partir
da denúncia, elas são acompanhadas até a delegacia para fazer o boletim de
ocorrência e depois encaminhadas para uma casa de apoio. E, a partir daí,
recebem outros tipos de serviços, como por exemplo, cursos de capacitação
profissional para que possam ter sustento próprio e ajudar no sustento da
família, auxílio moradia, assistência à saúde e outros”, detalhou Nena Martins. A titular da SEPPM disse que o Centro de Referência da
Mulher Ednalva Bezerra é um atendimento realizado por agendamento, de segunda a
sexta-feira, das 8h às 17h, mas que, em caso de urgência, a vítima pode ir
diretamente ao Paço Municipal, no Centro, onde a unidade está atendendo desde
março deste ano, quando entrou em reforma. O serviço, que é direcionado ao
atendimento de mulheres em situação de violência doméstica, familiar e sexual,
também pode ser acionado pelo telefone 0800-283-3883. A SEPPM, conforme explicou, também realiza um trabalho em
parceria com a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), por meio da
Ronda Maria da Penha, atendendo mulheres vítimas de violência com medidas
protetivas. “Este ano, até o momento, realizamos uma média de 110 atendimentos
na Ronda Maria da Penha”, acrescentou a secretária. Segundo ela, a programação envolve ainda ações de
conscientização nas escolas, com a Lei Maria da Penha vai às Escolas,
promovendo palestras nas comunidades, nas associações de moradores, ONGs e nos
serviços privados. “Recentemente, fizemos uma capacitação muito importante para
os profissionais de saúde da rede municipal. E hoje em dia a equipe de saúde
detecta com mais precisão quando a mulher está no ciclo de violência. Quando
detectam o problema, entram em contato com a SEPPM para garantir assistência à
essas mulheres”, ressaltou. Outro serviço incluso nas atividades da Pasta é a Rede
Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Remav),
implantado em junho deste ano. “Entre os objetivos, estão a promoção de
políticas integradas de combate à violência doméstica, a prevenção do
feminicídio e o atendimento articulado entre os órgãos da rede de
enfrentamento”, salientou. A Rede Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência
contra a Mulher é gerida pela SEPPM e tem em sua composição as seguintes
Pastas: Desenvolvimento Social (Sedes); Segurança Urbana e Cidadania (Semusb);
Saúde (SMS); Habitação Social (Semhab); Educação e Cultura (Sedec);
Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); e Desenvolvimento Humano e
Cidadania (Sedhuc). Canais de denúncia: 180 – Central de Atendimento à Mulher 197 – Polícia Civil 190 – Polícia Militar 153 – Ronda Maria da Penha 0800-283-3883 – Centro de Referência da Mulher Ednalva
Bezerra (atendimento 24h)
Djane Barros, com fotos: Divulgação/Secom-JP
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