02/04/2024
Cícero entrega Escola Frutuoso Barbosa, a 35ª reconstruída pela Prefeitura de João Pessoa
JOÃO PESSOA, PB - A Educação de João Pessoa ganhou mais uma
escola reconstruída pela gestão municipal – a Frutuoso Barbosa, na Ilha do
Bispo – a 35ª a Prefeitura de João Pessoa coloca em um padrão tecnológico, com
sala Google, pronta para oferecer um aprendizado que prepara para o futuro e o
acolhimento mais humanizado, com espaços para crianças com deficiência e
ambientes climatizados. Nesta segunda-feira (1°), o prefeito Cícero Lucena fez
a inauguração da unidade e destacou o olhar inclusivo para a rede de ensino. “Hoje, o município de João Pessoa conta, tecnicamente, com
uma escola eficiente, na busca da melhoria da estrutura, o conforto,
tecnologia, mas, principalmente tem amor – e isso é que deve enriquecer a nossa
alma e nos dá energia e força para cada dia fazer mais. Crianças estão saindo
das escolas particulares para estudar na escola municipal, isso é uma
demonstração do reconhecimento que o colégio municipal está tendo. Você ouvir
uma mãe de uma criança autista, como eu escutei, de que quando chega no final de
semana o filho quer ir para a escola, ou seja, é o atestado maior que a nossa
escola está evoluindo”, comemoro o prefeito, que ainda anunciou a construção de
um ginásio na Escola Frutuoso Barbosa. O vice-prefeito Leo Bezerra também celebrou os avanços na
Educação municipal. “Alguns já tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram.
Muitos por aqui passaram, disseram que iriam fazer uma revolução na Educação do
nosso município. E essa revolução nunca chegou. A gente não via tablet, a gente
não via sala Google, a gente não via Sala Make, a gente não via nem
ar-condicionado nas salas de aula. Essa escola aqui, que era abandonada, que
estava sucateada, que estava jogada no esquecimento da gestão pública. Mas o
prefeito Cícero Lucena olhou aqui para a Ilha do Bispo e fez o que está fazendo
em toda rede”, afirmou Leo Bezerra. Todas as intervenções feitas Modernização da fachada e acesso à edificação; escovódromo;
reservatório inferior e superior; pintura de toda edificação; execução de
projeto elétrico e subestação; execução de projeto de combate à incêndio;
recuperação de cobertas; execução de projeto de climatização; recuperação e
substituição de pisos; reparos e substituição de rede hidrossanitária;
recuperação, substituição e inserção de novas esquadrias e adequação da
acessibilidade. De acordo com a secretaria executiva de Educação, Luciana
Dias, as Escola Frutuoso Barbosa estava há 25 anos sem receber nenhuma
melhoria, mas agora, nessa reconstrução, a Prefeitura garante uma nova
infraestrutura e equipa a unidade com tecnologia moderna, somando quase R$ 5
milhões no total. “Um ambiente com caixa d’água, que antes não tinha, que
garante a continuidade das aulas, como também subestação para não termos
problema de energia, além das salas, as salas da biblioteca, a sala Google,
todas equipadas, os alunos com ar-condicionado para poderem assistir aulas com
tranquilidade e cada vez mais melhorar a nossa aprendizagem”, afirmou. Atendimento Educacional Especializado (AEE) Uma assistência que é responsável pelo acolhimento de 10
alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências na
Escola Frutuoso Barbosa, que contam com uma sala equipada por mesa digital,
brinquedoteca, livros e material específico para o aprendizado. “Temos sete
cuidadores aqui, porque, dependendo da complexidade, pode ser um para três
alunos. Eles recebem informação para prestar um atendimento especializado e
humano”, afirmou Aline Oliveira, que coordena o serviço. “Mãe de criança autista vive dias de luta e dias de glória –
é preciso ser guerreira e ter ajuda”. A frase da dona de casa Josenilda da
Silva descreve a rotina de quem lida com as oscilações de comportamento deste
tipo de síndrome. Ela contou que seu filho, Cauã Lucas, de 12 anos, encontrou
acolhimento na Escola Frutuoso Barbosa depois de sofrer em unidades de ensino
da rede privada, onde os profissionais não dispensavam o atendimento devido. “Me ligavam e diziam que ele precisava de psicólogo, que ele
não interagia, que meu filho tinha problema. Aqui é diferente, tem um cuidador
só pra ele, que sabe lidar, porque tem dias que ele se anima de estudar, outros
dias quer ficar em casa, coisas do autismo. Agora está com essa sala para ele
aprender mais, para ele se divertir também, porque ele gosta de tecnologia –
tem tudo que ele precisa”, agradeceu.
Max Oliveira/Andrea Alves, com fotos: Sérgio Lucena/Secom-JP
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