07/01/2024
Cícero empossa novos diretores escolares em João Pessoa: “processo democrático na escolha dos gestores”
JOÃO PESSOA, PB - O prefeito Cícero Lucena deu posse, nesta
sexta-feira (5), aos 172 novos profissionais da Rede Municipal de Ensino para
as funções de Diretor Pedagógico e de Diretor Administrativo, para um período
de quatro anos. A solenidade aconteceu no Espaço Cultural, em Tambauzinho, onde
o gestor destacou a retomada do processo do democrático, pela atual gestão
municipal, na condução dos diretores, que terão a missão de fazer as escolas
seguirem atingindo as melhores metas de aprendizado. “Em gestão anterior, João Pessoa foi a primeira capital do
Brasil a implantar a escolha democrática dos gestores das nossas escolas.
Obviamente que verificando toda a questão de qualificação, de cursos que são
ofertados a todos os candidatos. E agora, essa chance de voltar a ter esse
procedimento na Rede Municipal é motivo de muita alegria. É a certeza,
primeiro, de agradecer aos que colaboraram até agora, que eventualmente não vão
continuar na direção, e aos que permaneceram e os novos que estão assumindo essa
missão, de que nós temos um objetivo – fazer da escola pública do município de
João Pessoa uma educação de qualidade, igual ou melhor do que as melhores
escolas particulares”, afirmou o prefeito. Conforme art. 26 da Lei Ordinária 14.754 de 17 de março de
2023, excepcionalmente, os candidatos escolhidos em 2023 terão seus mandatos
encerrados em 31 de dezembro de 2025. A secretaria de Educação e Cultura,
América Castro, disse que o processo democrático se reflete em melhoria da
qualidade de ensino. Ela afirmou que estão sendo renovados 50% dos diretores e
que todos terão papel importante, com projetos e ações que estão sendo
elaborados dentro do planejamento pedagógico. “É confiando em quem foi escolhido pela comunidade que a
gente avança mais ainda nesse contato com a população, com todos que estão lá
no dia a dia da escola. Todos são muito importantes nessa nossa caminhada, sem
dúvida nenhuma, podem ter certeza disso. Por isso que a gente tem mantido esse
diálogo, sempre aberto com todos que estão lá no chão da escola – isso é
rotineiro da Secretaria. Conversar sobre os projetos, conversar como a gente
pode melhorar ainda mais o que a gente vem fazendo. E a gente sempre escuta os
gestores. Então, sim, hoje é uma parceria renovada” afirmou a secretária. O processo consultivo nas escolas aconteceu através de urnas
eletrônicas cedidas por meio de uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral
da Paraíba (TRE-PB) para escolha dos Diretores Escolares, para as funções de
diretor administrativo e diretor pedagógico das unidades de ensino da Rede
Municipal da Capital, além da formação de banco de reserva de recursos
humanos. Gestores das EMAIs Foram selecionados por meio de um Processo Seletivo
Simplificado Interno de profissionais em pleno exercício na Rede Municipal de
Ensino da Capital para atuarem nas Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAIs)
como professor de Educação Básica I e II; diretor escolar; coordenador
pedagógico (CP); coordenador administrativo-financeiro (CAF); professor
Articulador de Aprendizagem (AA); pedagogo escolar (supervisor ou orientador);
psicólogo escolar; e assistente social. EMAIs No ano de 2023 foi implantado na Rede Municipal de Ensino o
Modelo de Escola Ativa Integral em 10 unidades. A partir de 2024 esse modelo
será expandido para outras 11 escolas municipais: Analice Caldas, Anísio
Teixeira, Cônego João de Deus, Chico Xavier, Frei Afonso, João Gadelha de
Oliveira, João Medeiros, João Santa Cruz, José Peregrino de Carvalho, João
XXIII e Ubirajara Targino Boto. O Processo Seletivo será para o preenchimento
do quadro dessas novas escolas ativas integrais. Representando todos os gestores no evento, André Félix, da
Escola Raimundo Nonato, disse todos estão muito empenhados em trabalhar pela
comunidade escolar. “Já fizemos um grande trabalho na nossa unidade, onde a
comunidade tinha um alto índice de violência. A gente conseguiu desenvolver ao
longo do tempo um trabalho que transformou a escola em uma com os melhores
resultados da Rede. Esse foi o resultado do último ano, em termos de avaliação
da aprendizagem dos alunos”, revelou.
Max Oliveira/Alexandre Quintans/Andrea Alves, com fotos: Sérgio Lucena – Secom-JP
|