12/12/2023
São Paulo anuncia passe livre nos ônibus aos domingos; modelo pode ser exemplo para outras cidades do país
SÃO PAULO, SP - A prefeitura da capital paulista anunciou
nesta segunda-feira (11) o passe livre no transporte coletivo de ônibus na
cidade aos domingos, da 0h às 23h59. A medida tem validade para toda a
população e entrará em vigor no próximo dia 17. A gratuidade também ocorrerá no
dia de Natal (25), no 1º de janeiro, e no aniversário da cidade, em 25 de
janeiro. Para utilizar os ônibus gratuitamente será necessário o uso
do bilhete único – que não será descontado aos domingos e nesses feriados. As
pessoas que não possuem o cartão serão liberadas na catraca pelo cobrador ou
pelo motorista. “A catraca ficará utilizável e o passageiro que encostar o
bilhete único terá o acesso liberado. Para o usuário que não tem o bilhete
único, o cobrador tem um bilhete de bordo que vai liberar a catraca. Para os
casos de ônibus que não têm cobrador, o motorista tem um dispositivo que tem
condições de liberar a passagem”, explicou o diretor-presidente da SPTrans,
Levi Oliveira. Todas as 1.175 linhas de ônibus da cidade que operam aos
domingos terão a passagem gratuita, em um total de 4.830 veículos. Normalmente,
o sistema transporta nesse dia cerca de 2,2 milhões de passageiros. Estudos da
SPTrans demonstram que, aos domingos, há 60% de capacidade ociosa nos ônibus.
Dessa forma, segundo a prefeitura, o sistema terá como absorver um eventual
aumento do número de passageiros. De acordo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o
município não terá de aumentar os repasses de recursos para as concessionárias
de ônibus, já que o sistema opera com 60% de ociosidade daquilo que é
contratado das empresas. “No nosso estudo, a gente identificou que é possível fazer a
gratuidade mesmo aumentando o número de passageiros. Não será necessário
aumentar o número de linhas de ônibus e do efetivo da nossa frota”, disse
Nunes. A prefeitura deixará de arrecadar anualmente, no entanto, cerca de R$
280 milhões, provenientes do pagamento das passagens. “O valor que a gente abre mão da receita será compensado com
a utilização pela sociedade do sistema de transporte para poder conhecer a
cidade. Também a gente poderá sentir nesses próximos domingos uma ativação da
economia na cidade, comprar ali uma água, comprar um algodão doce, uma pipoca,
utilizar os espaços da cidade aos domingos, fazer um lanche fora de casa. E uma
questão fundamental que é uma questão da saúde mental”, destacou. Avanço Para o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Daniel
Santini, a adoção do passe livre aos domingos na capital paulista é um avanço e
poderá servir de prova para a implementação da tarifa zero universal em todos
os dias da semana. “Deve ser considerado como uma medida que favorece,
beneficia, de maneira bastante importante, a população. É lógico que só a
tarifa zero não basta, esse tem que ser o primeiro passo para rever a maneira
como o próprio sistema tem funcionado.” O pesquisador ressalta que a medida da prefeitura pode ser
vista como uma ação para tentar interromper a forte diminuição do número de
passageiros, no transporte coletivo público, registrada nos últimos anos, o que
poderia levar o sistema ao colapso. “A prefeitura está começando a se mexer para reverter uma
tendência, que é muito grave, de perda de passageiros. De 2013 a 2022, a cidade
perdeu 1 bilhão de passageiros nos ônibus municipais. Eram 3 bilhões em 2013, 2
bilhões em 2022 e, nesse ano de 2023, o município não conseguiu reverter essa
tendência.”
De acordo com o pesquisador, além da tarifa zero, é
necessário estabelecer critérios para os repasses às concessionárias,
mecanismos para o acompanhamento, e transparência sobre como os subsídios vão
ser encaminhados e executados pelas empresas. “A prefeitura não pode
simplesmente entregar o dinheiro para os empresários sem ter condicionantes
técnicas, sem ter uma série de cuidados para que o transporte público seja de
excelência na cidade.” Bruno Bocchini/Juliana Andrade – Agência Brasil, com foto: Dênio Simões/Agência Brasília
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