03/11/2023
Prefeitura de João Pessoa inscreve para 120 vagas do “Eu Posso” com créditos de até R$ 15 mil
JOÃO PESSOA, PB - A Prefeitura de João Pessoa lançou, na
quarta-feira (1), o Edital 13/2023, do programa de microcrédito social Eu
Posso, oferecendo mais 120 vagas. As inscrições acontecerão de forma
presencial, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
(Sedest) do município, em dois dias: serão disponibilizadas 60 vagas, na
terça-feira (7), e as outras 60, na quarta-feira (8), com atendimento sempre
das 9h às 17h. Para concorrer, os interessados devem portar a documentação
completa no ato da inscrição. Para pessoa jurídica, o valor concedido aos
empreendedores pode chegar a R$ 15 mil, e para pessoa física, a R$ 8 mil. A Sedest está localizada na Rua Diogo Velho, 150, no Centro.
As inscrições respeitarão ordem de chegada dos proponentes. “Nossa equipe
distribui fichas para ordenar o atendimento a partir das 7 horas. Por isso, é
importante que os candidatos cheguem cedo. Também alertamos para a necessidade
de conferir todos os documentos exigidos no edital, e levá-los. A inscrição só
é confirmada se o proponente atender a todos os critérios estabelecidos”,
explicou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
da Capital. O Eu Posso é voltado para empreendedores formais e
informais, maiores de 18 anos ou legalmente emancipados, residentes e
domiciliados na capital paraibana; e pessoas jurídicas (MEI e ME), sediadas no
município de João Pessoa, com cadastro ativo junto à Receita Federal. No
presente edital, não há distinção de quantidade de vagas para pessoa física ou
jurídica. O programa é constituído por oito etapas obrigatórias:
inscrição; capacitação; plano de negócio; visita técnica; análise de crédito;
entrega do certificado do programa (CEM); concessão do crédito; e pós-crédito.
Os valores liberados vão variar mediante análise financeira, score de crédito e
aprovação em todas as etapas previstas no processo. Capacitações Depois das inscrições, os proponentes aptos seguirão para a
etapa de capacitação, que contará com quatro cursos, também presenciais:
Desenvolvimento Pessoal, com 1h de duração; Gestão Empresarial, com 2h;
Finanças Pessoais, com 1h; e Marketing Digital, com 2h. As aulas ocorrerão em
dois dias. O local e a data delas serão informados no ato da inscrição. Condições Os valores a serem liberados irão variar mediante análise
financeira, score de crédito e aprovação das etapas previstas. A taxa de juros
do programa é de 0,9% ao mês. O pagamento poderá ser dividido em até 24
parcelas mensais fixas, com carência de até três meses, quando houver
investimento em capital fixo ou misto. Para investimento apenas em capital de
giro, o pagamento será de até 12 parcelas e sem carência. Documentação Os interessados em concorrer como pessoa física precisam
apresentar, na inscrição: documento de identidade com foto (RG, CNH ou carteira
profissional); comprovante de situação cadastral no CPF; comprovante de
residência em nome do empreendedor, dos pais ou do cônjuge, como fatura (com
nome completo, endereço, CEP e data de vencimento) de água, energia, telefone,
internet ou fatura de cartão de crédito de até 90 (noventa) dias, contrato de
aluguel (com firma reconhecida do locador e locatário) ou declaração de
residência (disponibilizada através do site do Eu Posso para download) datada e
assinada; certidão negativa municipal; comprovante de conta bancária cuja
titularidade seja do empreendedor e que contenham informações sobre banco,
agência, número da conta e nome do titular; e Certidão Negativa de cadastro nos
órgãos de proteção ao crédito. Já para pessoa jurídica, é necessário levar: documentos
pessoais dos sócios pessoa física (no caso de ME) ou do titular (no caso de
MEI): certidão negativa municipal Pessoa Jurídica; cartão CNPJ ou Certificado
de MEI; comprovante de endereço comercial Pessoa Jurídica; certidão negativa
estadual Pessoa Jurídica; certidão negativa federal Pessoa Jurídica;
certificado de regularidade do FGTS Pessoa Jurídica; comprovante de conta
bancária Pessoa Jurídica que contenha informações sobre banco, agência, número
da conta e nome do titular: e Certidão Negativa de cadastro nos órgãos de
proteção ao crédito.
Todos as informações sobre o edital estão disponíveis no
site euposso.joaopessoa.pb.gov.br. Os interessados também podem tirar dúvidas
pelo WhatsApp do programa, no número (83) 98645-8763. Alysson Bernardo/Felipe
Silveira, com fotos: Divulgação – Secom-JP
|