17/12/2022
Minuta de Lei enviada pela Prefeitura de João Pessoa à Câmara saiu de mais de 20 debates com a sociedade
JOÃO PESSOA, PB - Após alcançar a marca de 203 eventos
ocorridos no decorrer de um ano e meio de discussões com a sociedade, a
Prefeitura de João Pessoa encaminhou à Câmara Municipal de Vereadores (CMJP) a
minuta de lei do Plano Diretor do município, defasado desde 2018 - quando se
completaram 10 anos de sua revisão obrigatória prevista no Estatuto da Cidade
(Lei 10.257/2001). Para chegar ao documento ora proposto de revisão, a gestão
do prefeito Cícero Lucena promoveu, a partir de junho do ano passado, por meio
da Secretaria do Planejamento (Seplan) e da Secretaria Executiva de
Participação Popular (SEPP), audiências e reuniões envolvendo as 14 Regiões
Comunitárias do Município e encontros técnicos/temáticos com entidades e
instituições da sociedade civil organizada. A gestão também levou o debate da revisão do Plano Diretor
às representações de universidades, conselhos profissionais, órgãos de proteção
do meio ambiente e do patrimônio histórico, e com o Ministério Público (em
âmbito estadual e federal). De um total de 203, foram 145 eventos técnicos e 58
participativos/populares, que incluem oficinas de propostas, três grandes
audiências públicas e uma Conferência Municipal, todas abertos à participação
popular. Toda essa discussão resultou na formulação de diretrizes e
propostas que envolvem, entre outras, temáticas das áreas ambiental, econômica,
social, de zoneamento e uso do solo, infraestrutura, mobilidade, urbanismo e
habitação. E que puderam ao longo desse período ser apresentadas por qualquer
cidadão também por meio eletrônico, no site próprio do Plano Diretor
(www.pdjp.com.br). No endereço eletrônico se encontra disponível ainda à
consulta de toda documentação do processo de discussão conduzido pela Prefeitura
(as atas, editais, relatórios, minutas, matérias e fotos).
Debate amplo e democrático - “A entrega desse documento à
Câmara veio coroar um processo de discussão amplo e democrático com a população
da nossa Capital e que durou quase um ano e meio. A intensa participação, seja
nas reuniões técnicas, encontros setoriais e temáticos, oficinas, audiências e
na Conferência final, ajudaram a formular os diagnósticos da cidade e,
principalmente, as propostas para ajudar a resolver as demandas da cidade. Tenho
certeza que o Legislativo ver também com todo zelo e competência essa etapa
decisiva e conclusiva da revisão do nosso Plano Diretor”, observou o secretário
de Planejamento, José William. Legislativo analisa e
aprova Após todo esse trabalho realizado pelas equipes da
Prefeitura e do consórcio João Pessoa Sustentável, é que se elaborou a minuta
enviada à Câmara Municipal, a quem compete agora promover nova discussão, e, ao
final, votar e aprovar a revisão do Plano Diretor, bem como atualizar a
legislação complementar composta, entre outros, dos códigos de Obras, Posturas,
Meio Ambiente; e das leis de Uso do Solo e de Parcelamento do Solo e
Condomínios. A minuta será primeiro analisada por uma comissão especial
do Legislativo, para em seguida ser submetida ao debate público, conforme
anúncio já feito pelo presidente da Câmara Municipal, Dinho Dowsley. Saiba mais
Previsto no Estatuto da Cidade para servir de orientação às
políticas de desenvolvimento dos municípios com mais 20 mil habitantes, o Plano
Diretor estabelece o conjunto de regras, normas e incentivos para o crescimento
socioeconômico sustentável das cidades. Daí sua importância e influência no
“funcionamento” da cidade e na melhoria da qualidade de vida dos seus
habitantes. Carlos César Muniz/Secom-JP, com fotos: Dayse Euzébio
|