19/02/2021
Agilidade e Maior Cobertura: Paraíba obtém a melhor nota do Brasil sobre ensino remoto, segundo a FGV
A Educação da Paraíba é destaque nacional em pesquisa feita
pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP). De
acordo com o estudo, durante a pandemia da covid-19, a Paraíba é o Estado
melhor avaliado dos programas de educação pública EAD dos Estados brasileiros. Para ver a publicação, CLIQUE AQUI. A Paraíba ganhou destaque por ter uma maior cobertura e
menor demora na implementação da modalidade de ensino remoto para os alunos das
Escolas Estaduais, o que deu ao Estado, em nível nacional, a melhor avaliação
com nota de eficiência 6,0, seguido do Distrito Federal (5,88) e Minas Gerais
(5,83). A nota da Paraíba foi mais do
que o dobro da média nacional, que obteve 2,38. O índice é composto pelos indicadores de ensino remoto
avaliados no estudo ao longo do tempo. Isto é, estados e capitais que
implementaram um bom plano baseado em vários aspectos do plano rapidamente
receberam notas mais altas no índice do EAD por um período maior e obtiveram
uma média geral maior do que outros programas. Estados com uma nota menor
decretaram um plano de pior qualidade e normalmente estes planos foram
implementados mais tardiamente na maioria dos casos. O governador João Azevêdo comemorou o resultado em seu
perfil nas redes sociais. “Diante do desafio que foi implementar uma plataforma
que atendesse todos os estudantes e professores da Paraíba em um curto espaço
de tempo, esse é um resultado que nos enche orgulho e satisfação. Quero
agradecer a cada professor e professora, cada dirigente escolar e a todos e
todas da Secretaria de Educação pelo empenho e determinação para que isso fosse
possível”, ressaltou. E complementou: “Sabemos que o Brasil ainda está muito longe
do ideal em educação à distância, mas esse resultado é uma demonstração de que
a Paraíba fez o melhor para que seus alunos e alunas tivessem o menor prejuízo
possível na pandemia”. Financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de
São Paulo (Fapesp), a pesquisa analisou os programas das 27 unidades
federativas brasileiras e de todas as 26 capitais estaduais, de março a outubro
de 2020. Os pesquisadores são do Departamento de Ciência Política da
Universidade de São Paulo. A pesquisa codificou a data de introdução e a duração dos
programas implementados e quais os meios utilizados para transmitir as aulas
(Internet, rádio ou televisão). Também mediu quais os investimentos feitos para
distribuir acesso (telefones, chips de celular, tablets, livros, apostilas e
subsídios para acesso à internet), quais políticas foram adotadas para garantir
a supervisão dos alunos (se por meio dos professores ou secretarias de
educação) e o escopo da cobertura dos programas (ensino infantil, fundamental e
médio). Estes indicadores são utilizados como componentes para a criação do
Índice de Educação à Distância (EAD), que captura a qualidade das múltiplas
dimensões dos programas educacionais. O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia
Paraíba, Claudio Furtado, disse receber com satisfação o resultado da pesquisa,
que aponta o Estado como o que adotou o melhor plano e com mais rapidez. “Ainda
não alcançamos a nota máxima, mas, diante das circunstâncias, que exigiram urgência
e não permitiram um planejamento, ficamos felizes em saber que os esforços de
toda a Rede Estadual para implementação do Regime Especial de Ensino alcançaram
um resultado satisfatório. A experiência em 2020 foi fundamental para
continuarmos aperfeiçoando, com ainda mais dedicação e responsabilidade, o
ensino híbrido que será adotado em 2021”, comentou. Regime Especial de
Ensino O Regime Especial de Ensino teve início em abril de 2020 na
Paraíba com a abertura da formação sobre o uso de tecnologias educacionais,
disponível para todos os professores da Rede. Por meio de edital, 100 tutores
foram selecionados e treinados no mês de abril de 2020, para serem responsáveis
pela formação dos demais professores na utilização das tecnologias educacionais
para planejamento pedagógico e organização das aulas. O Regime tem como objetivo o desenvolvimento de ações que
trouxeram um novo sentido aos processos de ensino e garantiram a aprendizagem
durante o período do distanciamento social, considerando os diferentes perfis e
contextos socioeconômicos existentes no estado da Paraíba. Durante todo o
período foram implementadas atividades complementares que são elaboradas pelos
docentes, em consonância com os documentos norteadores expedidos pela SEECT. Ferramentas utilizadas A Secretaria disponibilizou a plataforma on-line ‘Paraíba
Educa’ (CLIQUE AQUI). O recurso reúne todas as
informações sobre Regime Especial de Ensino, assim como os recursos
educacionais, documentos legais e pedagógicos norteadores, além de promover o
contato direto entre estudantes, professores, gestores e a SEECT. Além disso,
também estão sendo utilizadas a plataforma Google Classroom para organização
das escolas e das salas de aula; o aplicativo Paraíba Educa, que foi
disponibilizado de maneira gratuita e sem uso de dados móveis dos smartphones,
além da produção de videoaulas e do uso das mídias sociais. Por fim, os
estudantes que não têm acesso à internet também foram atendidos pela SEECT por
meio da entrega de materiais impressos na casa de cada aluno, promovendo a
inclusão de todos os estudantes da Rede Estadual de Ensino. TV Paraíba Educa Outra ação pioneira, desenvolvida pela Secretaria de Estado
da Educação e da Ciência e Tecnologia, foi a TV Paraíba Educa. Em parceria com
a Assembleia Legislativa da Paraíba, a TV leva aos estudantes programação
educativa por meio dos canais da Rede Legislativa, cujo sinal abrange a maior
parte do Estado da Paraíba. A programação da TV Paraíba Educa é exibida
diariamente das 8h às 20h30, com programas inéditos e reprises, como forma de
garantir a acesso dos conteúdos ao maior número de estudantes. As videoaulas
englobam todas as etapas da Educação Básica, desde o Ensino Infantil até o
Ensino Médio, sendo consideradas também as especificidades de todos os ciclos da
Educação de Jovens e Adultos.
As videoaulas são organizadas em programas de acordo com a
etapa e os componentes a serem aprofundados. No período da manhã, são exibidas
as videoaulas referentes ao Ensino Infantil e ao Ensino Fundamental; à tarde
são exibidas as videoaulas referentes ao Ensino Médio, enquanto à noite é
reservada para as videoaulas dos ciclos da Educação de Jovens e Adultos. Secom-PB
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