11/01/2022
IPVA fica mais caro em 2022 devido à alta do preço de carros novos e usados; veja como calcular
SÃO PAULO, SP - Além do combustível mais caro, os
proprietários de veículos enfrentam um novo desafio neste início de 2022. O
Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) deve ficar mais caro,
acompanhando a valorização de carros novos e usados. Cada estado tem uma alíquota diferente de IPVA (que não foi
reajustada), mas todos levam em conta o valor venal de veículos usados —
calculado por meio da tabela Fipe — ou o da nota fiscal de compra, no caso dos
veículos dos 0km. E, diferente da lógica de anos anteriores, ambos acumulam uma
expressiva valorização em 2021. Alguns estados já divulgaram o calendário, entre eles Acre,
Alagoas, Paraíba, Rio de Janeiro, Maranhão e Piauí. Em São Paulo, por exemplo,
o imposto ficará, em média, 30% mais caro em 2022. No Distrito Federal, o
tributo será reajustado em 10,42%. No último dado disponível da Fipe, o preço dos usados subiu
mais de 31,8% em 12 meses. No mesmo período, os modelos novos tiveram alta de
19,3%. O preço mais salgado é resultado do choque na cadeia
produtiva de automóveis, causado pela pandemia do coronavírus. As medidas de isolamento social demandaram a paralisação
tanto de linhas de produção de veículos como de insumos para a produção, como
os chips semicondutores (que também abastecem a indústria de eletrônicos, por
exemplo). Houve, portanto, um aumento de custo de produção junto com
uma redução da oferta. A equação esvaziou os estoques de novos nas
concessionárias e aumentou a procura por usados. Com o aumento de preço, sobe
junto a base de cálculo do IPVA de 2022, ainda que a alíquota do imposto siga a
mesma. Como calcular Para se preparar para o gasto extra, os proprietários de
veículos precisam consultar a alíquota de seu estado e aplicar ao valor na
tabela Fipe. O percentual vai de 1% a 6%. Como exemplo, o g1 fez uma simulação com o líder de vendas
Chevrolet Onix. Um modelo 2018 (Joy 1.0 Flex) passou de R$ 35.947,00 em
novembro de 2019 — antes da pandemia — para R$ 46.542,00 no mesmo mês de 2021. Considerando a alíquota do estado de São Paulo, por exemplo,
de 4%, um IPVA calculado em cima destes valores passaria de R$ 1.437,88 para R$
1.861,68. O aumento é de 29,4%, enquanto a inflação até setembro deste ano
(último dado disponível) acumula 12,8%. Já no Distrito Federal, onde a alíquota é de 3%, o IPVA do
mesmo veículo passaria de R$ 1.078,41 para R$ 1.396,26. Além da consulta à tabela Fipe e cálculo do valor, o
proprietário precisa buscar as regras de seu estado para entender descontos do
pagamento à vista. O parcelamento do valor integral, em geral, é feito de três
a seis prestações.
Carros entre 15 e 20 anos de idade podem estar isentos,
também a depender do estado. Todas as regras podem ser encontradas no Detran de
cada unidade da federação. g1, com foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
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