07/01/2022
Paraíba implanta atendimento médico telefônico para orientações sobre sintomas gripais
JOÃO PESSOA, PB - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai
disponibilizar, a partir desta quinta-feira (6), uma central de atendimento
para tirar dúvidas sobre síndrome gripal, considerando os cenários de pandemia
de covid-19 e epidemia de gripe. Trata-se do ‘Alô Saúde’, que vai funcionar de
segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
O interessado deve ligar para o número (83) 3211-9844 para
ser atendido por médicos que tirarão todas as dúvidas e darão as orientações
sobre as condutas necessárias ou qual serviço de saúde que deverá ser
procurado, se for o caso. O serviço poderá ser acessado de qualquer localidade.
O objetivo da estratégia ‘Alô Saúde’ é tirar dúvidas
relacionadas às doenças que apresentem sintomas gripais e evitar que a
população se dirija aos serviços de referência em busca dessas orientações.
Assim, os usuários poderão ter as informações necessárias em casa e a procura
por atendimento médico presencial será indicada apenas para os casos de maior
risco ou mais graves, evitando as longas filas de espera e aglomerações nos
serviços de saúde.
Na Paraíba, do mês de dezembro até o momento, foram
processadas 458 amostras para Influenza, das quais apenas 68 foram detectáveis.
Dos casos confirmados, 59 são do subtipo H3N2, conforme detalha o Boletim
Epidemiológico nº 01 de Influenza A – H3N2. Isso confirma que o número de casos
de influenza ainda é pequeno em relação aos de gripe e resfriados comuns. Com o
Alô Saúde, haverá um filtro em relação aos usuários que comparecem aos serviços
de atendimento sem nenhuma orientação anterior. Nas unidades de saúde, o
protocolo é realizar primeiro a testagem para covid-19 e, se descartada a
suspeita, realizar a investigação para influenza.
O diretor da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP),
Felipe Proenço, explica que o serviço chega para agregar esforços neste momento
onde há uma grande circulação de pelo menos dois vírus que causam doenças
respiratórias. “Os médicos farão esclarecimento das dúvidas e avaliação dos
sintomas, encaminhando, quando necessário, ao serviço de saúde adequado. Isso é
de grande valia em um momento onde as salas de espera estão cheias de pacientes
que deveriam ter sido orientados facilmente através de uma ligação telefônica e
poderiam estar em casa se recuperando”.
Felipe Proenço destaca ainda que o canal de atendimento
tende a ser ampliado, no futuro, para outros agravos. “Com a redução dos casos de
síndrome gripal, a ideia é que o ‘Alô Saúde’ possa ser utilizado para orientar
a população sobre sintomas e procedimentos relativos a outras doenças, sempre
no sentido de ampliar o acesso da população às orientações de saúde”, finalizou.
Serviço: Alô Saúde - (83) 3211-9844 – de segunda a sexta-feira, das
8h às 18h.
Secom-PB, com foto: Ilustração/Pixabay
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